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09.05.2012 Chevrolet Cruze Sport6 na pista de testes

O Chevrolet Cruze sedã vai bem, obrigado. Sete meses depois de chegar, ele já disputa as primeiras posições de vendas da categoria. Em fevereiro, ficou atrás apenas dos dois japoneses, Honda Civic e Toyota Corolla. Hora, portanto, de voltar as atenções ao segmento dos hatchbacks. O Vectra GT não conseguiu repetir o sucesso do Astra, e com isso a Chevrolet perdeu participação na categoria. O GT teve pouco mais de 6 mil unidades negociadas no ano passado. Para se ter uma ideia, o coreano Hyundai i30 vende mais de 1.500 unidades por mês.

A resposta da GM é o Cruze Sport6. Esportivo? Não exatamente. A Chevrolet desistiu do Vectra GT, mas não da ideia de chamar de “esportiva” a versão hatch de seus carros. O Sport6 utiliza o mesmo conjunto motor-câmbio do sedã. O Ecotec 1.8 16V tem comando e coletor variáveis. Rende 144 cv com etanol (140 com gasolina) e tem câmbio de seis marchas, tanto manual como automático (isso explica o “6” aplicado ao nome).

No campo de provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), o modelo mostrou bom comportamento. É rápido, dócil e confortável para motorista e passageiros. Em resumo, características também do sedã. Mas e as diferenças? A principal, óbvia, é a traseira mais curta. O Cruze hatch tem o mesmo entre-eixos (2,685 m) do sedã. Assim, o espaço no banco de trás foi preservado (em alguns concorrentes, e no próprio Vectra, isso não ocorre). Já o porta-malas perdeu pouco mais de 10% de área. Como o hatch é 9 cm mais curto (4,51 m), a área de carga diminuiu de 450 para 402 litros. O espaço continua bom, mas é inferior ao do Peugeot 308 (confira a tabela de testes), com capacidade nominal para 430 litros.

A dimensão ligeiramente menor não resultou em redução significativa de peso. De acordo com Pedro Manuchakian, vice-presidente de engenharia, a diferença entre os dois “não chega a dois quilos”. Isso já não seria suficiente para melhorar o desempenho. Outro ponto que não colabora é a aerodinâmica. Carroceria hatchback gera maior turbulência na traseira do que sedã, afastando a possibilidade de ganho de performance da versão Sport6. A Chevrolet não informou o coeficiente aerodinâmico, mas a prática confirmou a teoria.

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